sexta-feira, janeiro 22, 2016

Hoje em dia todo mundo (pensa que) é um pouco cervejeiro, chef, gourmet e GP

Ano passado eu postei essa frase no facebook e teve muitas curtidas, comentários e piadas.

Mas, é a mais pura verdade.

Usando essa frase como deixa, começo o meu texto inspirada em algumas "oportunidades" de trampo que ando vendo postadas por ai.

Gerente de Projetos. UAU. O que é que faz um GP mesmo?

Segundo a wikipedia, "Um gerente de projetos é um profissional no campo de gerência de projetos que tem a responsabilidade de planejar e controlar a execução de projetos em diversas áreas de atuação, como a construção civil, arquitetura e desenvolvimento de software, entre outras."

Blablablá whiskas sachê né? Pois é.

Justamente por nem a Wikipedia saber o que faz um gerente de projetos que erroneamente somos submetidos a determinadas situações no mercado de trabalho que fazem com que o tesão de levantar e ir trabalhar vá pelo ralo.

Ah sim, esqueci de dizer, eu sou uma gerente de projetos/producer/scrummaster/product owner. Pode escolher do que quer me chamar. A verdade é que em todos os casos eu faço a mesma coisa.

O que eu faço? Gerencio o Projeto! \o/

Um GP é responsável por todo o gerenciamento do projeto (duh) desde o momento em que ele entra na agência (falando especificamente de projetos de publicidade): orçamento, briefing, de-briefing, levantamento de requisitos, recursos e timming junto as áreas, montar cronograma de acordo com a metodologia do cliente em questão, documento de escopo, alocação de recursos, levantamento de riscos, previsão dos "if's" e manter, obvio, tudo nos trilhos. É coisa pra caralho né? Pois é. Nem sempre temos todas as etapas desse processo por pressa normalmente ou, simplesmente porque algumas pessoas não acham que nossa figura dentro do processo é importante a ponto de sermos chamados para as reuniões onde decisões importantes são tomadas para que possamos seguir com o trabalho de maneira coerente.

Ai, o que costuma acontecer é o famoso TVA: te vira amigo.

Job sem prazo, noites viradas, todo mundo correndo atras do rabo tentando fazer dar certo e tentando desviar das carteiradas dos salários mais altos.

No final de tudo, cliente feliz, meritocracia dos cargos charmosos e o GP? Foi esquecido na ficha.

Mimimi? Talvez.

E, como disse lá no começo, o que me incentivou a escrever esse texto foram algumas vagas para gerente de projetos (e outras nomenclaturas vertentes) que vi postadas por ai.

Os caras pedem para que você seja um x-man: certificação PMP é diferencial mas, se um cara menos experiente tiver e você com toda a experiencia do mundo não tiver, ele ganha sua vaga, formação em administração, tecnologia, marketing, publicidade, MBA, experiencia minima de 5 anos no mercado digital, experiência e conhecimento em ferramentas de BI/Performance, eventualmente saber mexer em código ou fazer wireframes (arquiteto de informação e programador pra que se você pode pagar um ser-humano que faça tudo isso?) alem é claro de fazer a gestão da porra toda que falei acima. Ok gente. Regime PJ, sem beneficio e um salario de merda. Super normal.

E, toca todo mundo se espremer para preencher uma vaga de GP para trabalhar num lugar que por vezes e vezes te sangra a vida profissional, pessoal no regime de trabalho "você que se foda" sendo gerido por pessoas que nem sabem o que você faz pq na opinião deles também não importa muito já que o processo todo vai ser furado por conta de carteirada.

Eu chamo isso de brincar de fazer publicidade e desrespeito.

Você tem que se capacitar pra cacete para poder preencher uma vaga e ter visibilidade e diferencial com outras pessoas que vão concorrer com você para chegar num lugar onde nem sabem seu méritos, diplomas, capacitação, etc etc etc.

Venha a vós e ao vosso reino no seu rabo porque você ainda tem que agradecer por ter um emprego afinal, 2016 ano de crise, o pais indo pro buraco, passagem do busão 3,80 e é isso ai.

Recomendo uma xícara de café para engolir todos os sapos.

*Esse não é um texto de auto-ajuda, daqueles que todo mundo compartilha no facebook com uma frase de efeito. É só um desabafo.

Nenhum comentário: